Boletim Alcatraz

Boletim Alcatraz-Abril-Maio-Junho-1

Brochura do PCSAP

Brochura-do-PCSAP-1

Educação Ambiental

Halcyon

Enquadramento

Justificativa e enquadramento

Apesar de cabo Verde possuir uma biodiversidade bastante significativa, tanto em fauna como flora, ela vem sendo bastante ameaçada, sobretudo, por actividades antrópicas.

Com efeito, notam-se perdas de ecossistemas costeiros e marinhos devido a: poluição localizada, dado o rápido desenvolvimento do turismo e imobiliário, agravado pela pesca insustentável; pastoreio excessivo e degradação dos solos, agravado por plantas invasoras.

A criação da Rede Nacional de Áreas Protegidas, em 2003, e a elaboração de instrumentos de gestão nalgumas áreas para sua viabilização, foram medidas de política estratégicas que tiveram como objectivos: salvaguardar a biodiversidade única de Cabo Verde; e envolver as comunidades locais na gestão e uso sustentável dos recursos naturais.

Apesar destas medidas, a gestão do sistema nacional de áreas protegidas depara-se com problemas de vária ordem, nomeadamente, os ligados a: quadros de governação e de gestão das AP e envolventes, ou seja, questões legais, institucionais e de políticas; operacionalização das AP emergentes; e lacunas na capacidade de gestão nacional das AP, apesar das recentes intervenções de sucesso.

É neste contexto que Cabo Verde beneficiou de um financiamento do GEF/PNUD para implementação do presente projecto, cujo objectivo é fortalecer e consolidar o sistema de AP de Cabo Verde, através da criação de novas unidades de AP terrestres e marinhas e promover abordagens participativas na gestão e conservação para garantir a sustentabilidade global dos sistemas de AP. 

Siga-nos           

  • Facebook Page: 100002492209303
  • YouTube: watch?v=3fBstOX-ML0