Boletim Alcatraz

Boletim Alcatraz-Abril-Maio-Junho-1

Brochura do PCSAP

Brochura-do-PCSAP-1

Educação Ambiental

Halcyon

Governo quer entidade que responda pelas áreas protegidas em Cabo Verde a funcionar em 2015

APs CVO ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga, afirmou que até finais deste ano o Governo quer instalar uma entidade que responda pelas Áreas Protegidas para que em 2015 comece a funcionar. O governante explicou, em declarações à Inforpress, que, neste momento, está-se a finalizar o estudo de viabilidade económica e financeira, para indicar como assegurar a sustentabilidade dessa instituição.

 

“O assunto é urgente, estamos a trabalhar nisso para iniciarmos 2015 já com uma entidade capaz de responder pelas áreas protegidas em Cabo Verde, mas o processo legislativo tem um ritmo próprio, por isso não gostaria de me comprometer com uma data em concreto”, esclareceu.

 

De acordo com o governante, a criação da Rede Nacional das Áreas Protegidas é um facto relativamente recente no país, sendo que, primeiramente, foram criadas as condições prévias para a criação dessa entidade, como a declaração das áreas protegidas e os planos da sua conservação.

 

“Agora justifica a criação de uma entidade que irá gerir, de forma mais sustentável possível, toda essa rede, porque o nosso desejo é que essa instituição que, independentemente da designação que poderá vir a ter, terá que ter uma capacidade de gerar recursos para incentivarmos o processo de preservação ambiental”, frisou.

 

No início deste mês, os Conselhos Assessores de Áreas Protegidas (CAAP) foram oficializados e têm como propósito, garantir a participação efectiva das comunidades locais no processo de implementação dos instrumentos para a gestão das áreas protegidas do país, num total de 47.

 

Fazem parte dos Conselhos Assessores de Áreas Protegidas, serviços desconcentrados do Estado, as câmaras municipais, as associações locais, as organizações não-governamentais (ONG), entre outras instituições.

 

Fonte:Inforpress.publ.cv

Siga-nos           

  • Facebook Page: 100002492209303
  • YouTube: watch?v=3fBstOX-ML0