Boletim Alcatraz

Boletim Alcatraz-Abril-Maio-Junho-1

Brochura do PCSAP

Brochura-do-PCSAP-1

Educação Ambiental

Halcyon

DGA anuncia acções de conservação para o parque Tope de Coroa

IMG 1737O parque natural de Tope de Coroa, em Santo Antão, vai começar, ainda este ano, a receber acções concretas visando a sua conservação, anunciou o diretor geral do Ambiente em entrevista a Inforpress.

 

Moisés Borges disse que não existe ainda um projecto específico para aquele área protegida, mas fez garantiu que que as acções, que se enquadram num plano de acção proposto pela equipa do projecto de conservação das áreas protegidas de Santo Antão, vão ser intensificadas a partir de 2015, altura em que o Governo começa, “de uma forma mais estruturada”, a transferir recursos para parque natural de Tope de Coroa.

 

Com esse plano, a DGA pretende atender aos problemas relacionados sobretudo com o pastoreio livre, que ameaçam a área do Planalto Norte, no interior do Porto Novo. As acções visam salvar a vegetação endémica existente nessa área que tem vindo a ser destruída pelos animais.

 

De acordo com informações da equipa de coordenação local do parque, o parque natural Tope de Coroa, aquando da sua criação, em 2003, dispunha de 21 espécies de plantas endémicas, mas, devido ao problema de invasão dos animais (cabras, sobretudo), apenas existem, actualmente, dez espécies.

 

Tope de Coroa é a maior elevação da ilha de Santo Antão, com 1.979 metros e inetgra desde 2003, a Rede nacional de Áreas Protegidas.

 

Com Inforpress

Siga-nos           

  • Facebook Page: 100002492209303
  • YouTube: watch?v=3fBstOX-ML0