Boletim Alcatraz-Abril-Maio-Junho-1

Brochura-do-PCSAP-1

Halcyon

Estado da biodiversidade marinha

Répteis marinhos

Repteis_marinhos

Os repteis marinhos representados em Cabo Verde são as tartarugas marinhas, principalmente cinco espécies, já observadas Tartaruga-parda (Dermochelys coriacea),Tartaruga-verde (Chelonia mydas), Tartaruga-de-casco-levantado (Eretmochelys imbricata), Tartaruga vermelha (Caretta caretta) e Lepidochelys olivaceae que, não obstante se encontrarem em perigo de extinção, continuam a fazer objecto de uma exploração intensiva para o consumo dos ovos e da carne e, para produção de peças de artesanato e joalharia. Apesar dos esforços realizados, e em curso, continuam sendo considerados em perigo.

Aves marinhas

Aves_marinhas

Não existe em Cabo Verde uma grande diversidade de aves marinhas o que provavelmente se deve à reduzida disponibilidade de alimentos (pequenos pelágicos costeiros e pequenos

invertebrados marinhos). No entanto, existem espécies que pela sua importância merecem ser valorizadas.

Dessas, realçam-se o Gon-gon (Pterodroma feae), espécies endémicas de Cabo Verde, Pedreiro (Puffinus assimilis), Rabo-de-junco (Phaethon aethereus), João-preto (Bulweria bulwerii), Pedreiro azul (Pelagodroma marina), Alcatraz (Sula leucogaster), Pedreirinho (Oceanodroma castro), Rabil (Fregata magnificens) e o Guincho (Pandion haliaetus). São espécies que geralmente são observadas nas zonas costeiras das ilhas e ilhéus. A Cagarra (Calonectris edwarsii), é geralmente vítima da acção predadora dos pescadores que roubam os ovos e as crias e por essa razão encontra-se sob pena inevitável de extinção.

Siga-nos           

  • Facebook Page: 100002492209303
  • YouTube: watch?v=3fBstOX-ML0